É importante bonificar os colaboradores? Como deve ser feito?

Bonificar colaboradores é uma opção que pode produzir efeitos muito positivos, pois para muitos, é um fator motivacional que contribuirá para que ele tenha atitudes acima da média e com isso, produza resultados também acima da média.

Tenho observado, por vezes, que muitos empresários oferecem bônus em troca de esforços muito simplórios, ou seja, se o colaborador se esforçar muito ou pouco, certamente receberá seu bônus. Isso atrapalha demais o desenvolvimento de uma relação mais competitiva dentro da equipe, de estimular seu time a querer fazer algo mais, mas que seja relevante, em troca de um reconhecimento de verdade, por uma meta batida, um resultado alcançado.

Cuidado com bônus que tenha recorrência. Bonus deve reconhecer um esforço claro, pontual, em um certo momento. Se não for assim, você corre o risco de criar uma grande dor de cabeça, que é ter que pagar um bônus hoje por algo relevante feito há 6 meses, mas que no momento não está sendo repetido. Outro ponto fundamental: ao oferecer bonificação por alguma meta batida, deixe muito claro qual será a meta, qual será o bônus, que ele é pontual, que pode não acontecer em outro momento. O gestor da bonificação deve ser o gestor do negócio, não o time.

Outra dica é discutir com seus fornecedores se eles não podem fornecer brindes ou prêmios por performance. Uma vez que se esforçarem para bater uma meta do fornecedor, automaticamente estarão alavancando vendas para a empresa. Quer saber mais sobre esse assunto? contato@rothereassociados.com.br